- Peixes e frutos do mar
Ingredientes
- 155 g de doce de arando
- 125 ml de mel
- 10 bagas de zimbro esmagadas
- Uns ramos de alecrim
- 115 g de beterraba em conserva lavada
- Sal a gosto
- 900 g de salmão
- Alho-Francês bebé para servir
- Ervilhas para servir
- 375 ml de vinho espumante seco
- 10 g de tomilho fresco
- 250 ml de natas frescas
- 1 chalota finamente cortada em cubos
- 15 g de manteiga fria
- 15 ml de azeite
- Sal marinho e pimenta preta moída, a gosto
-
Preparação
-
1Para fazer a cobertura, pique a beterraba e coloque todos os ingredientes numa caçarola Le Creuset de 18 cm em lume médio a baixo. Deixe ferver, mexendo continuamente durante 15 minutos até começar a engrossar e obter uma consistência de xarope. Tempere e reserve.
-
2Aqueça uma frigideira Sauté de 26 cm da Le Creuset com azeite e salteie as chalotas cortadas em cubos em lume brando até ficarem translúcidas e doces. Aumente ligeiramente o calor e adicione o vinho espumante e o tomilho. Reduza o vinho e as chalotas a lume médio até restarem cerca de 100 ml. Junte as natas e bata constantemente para evitar que o vinho se separe das natas. Bata a manteiga e tempere a gosto.
-
3Pré-aqueça o forno em modo de grelhador a 270 °C.
-
4Coloque o salmão numa assadora de ferro fundido de 33 cm da Le Creuset e pincele generosamente com a cobertura de arando e beterraba, reservando um pouco para regar durante a cozedura. Coloque o salmão na prateleira superior do forno e asse durante 15-20 minutos, glaceando novamente após 10 minutos.
-
5Retire do forno e sirva com alho francês salteado em manteiga, ervilhas cozidas e creme inspirado no champanhe. As sobras podem ser guardadas no frigorífico e colocadas desfiadas sobre uma salada fresca no dia 26 de dezembro.