À conversa com: Anna Jones
Inspirando-se no verde natural da nova cor Bamboo da Le Creuset, a chef de cozinha vegetariana e autora de livros de gastronomia, Anna Jones criou receitas fáceis e deliciosas que vão “recuperar as origens” dos seus pratos com ingredientes frescos e sazonais.
explorar bambooRecuperar as orgens dos pratos com produtos frescos e sazonais é uma oportunidade de estabelecer contacto com a natureza e de cozinhar de forma sustentável, afirma Anna Jones, chef de cozinha vegetariana e autora de livros de gastronomia.
Anna Jones é conhecida como a “voz da cozinha vegetariana moderna” e os seus livros de receitas, colunas em jornais e receitas são venerados pelos apreciadores da sua deliciosa gastronomia à base de vegetais. Aqui, Anna partilha saborosos pratos sazonais que são bons para nós e para o planeta. Mas primeiro, fala-nos do seu percurso gastronómico até se tornar na cozinheira que é hoje.
Começou a praticar uma dieta à base de vegetais há 12 anos. O que inspirou essa mudança?
Isso mudou a forma como olha para a sazonalidade e a sustentabilidade dos alimentos que come?
A sua cozinha tem um estilo próprio?
Como criou estas receitas para a Le Creuset?
Na sua cozinha utiliza ingredientes selvagens e que recolhe da natureza?
Quais as três melhores dicas para ser sustentável na cozinha?
N.º 2 Reduza o desperdício. A segunda coisa mais eficaz que podemos fazer é garantir que não desperdiçamos a comida que compramos. Antes de ir às compras, verifique rapidamente o que ainda tem por usar. Não tenha medo de substituir ingredientes de receitas por outros idênticos - por exemplo, batata-doce por batata - e utilize tudo o que tem antes de ir comprar mais.
N.º 3 Pense na energia que consome quando cozinha. Cozinhar num único tacho ou frigideira é mais eficaz relativamente ao consumo de energia e permite-lhe poupar dinheiro.