Uso e Cuidado

A arte de cozinhar na tagine

Inspire-se em Marrocos para cozinhar lentamente na tagine de ferro fundido Le Creuset, para conseguir o máximo de sabor com um mínimo de complicações.

Mas afinal o que é exatamente uma tagine?

Originária de Marrocos, uma tagine é um recipiente tradicional de forma cónica utilizado para cozinhar lentamente pratos deliciosos e suculentos, também chamados ‘tagines’.

Um utensílio verdadeiramente versátil e prático, a tagine Le Creuset permite-lhe estufar, cozinhar lentamente e servir uma refeição completa. A base em ferro fundido é perfeita para dourar a carne, cozinhar simultaneamente todos os ingredientes e distribuir o calor de forma uniforme. As paredes frias da tampa de cerâmica de grés condensam o líquido que goteja de volta à comida, pelo que só tem de adicionar uma pequena quantidade de água ao seu prato.

Quando estiver pronto a servir, pode levar a tagine à mesa e dar início ao festival de sabores!
comprar agora

Encontre a sua tagine

 

Quais as vantagens de cozinhar numa tagine?

Menos complicação. Menos loiça para lavar.

É maravilhosamente versátil: pode utilizá-la para cozinhar e servir.

Refeições mais saudáveis

O processo de condensação retém os nutrientes.

Inspiração marroquina

Explore sabores que são novos para si, como especiarias tradicionais marroquinas.

Máximo sabor

Cozinhar lentamente numa tagine é sinónimo de um sabor insuperável.
Image without a name
 

As melhores dicas para dominar a técnica de cozinhar numa tagine

1

Selar a carne, eis o segredo
Para conseguir um resultado ainda mais saboroso, doure a carne na base de ferro fundido antes de começar. Tem pouco tempo? Não se preocupe. Pode simplesmente saltar este passo.

2

Cozinhar por camadas
A sua tagine é um recipiente para cozinhar e um prato para servir à mesa, portanto coloque os ingredientes no interior com todo o esmero para conseguir um resultado bonito que será o centro das atenções da sua mesa.

3

Utilize pouca água
A tampa com forma cónica condensa o vapor e devolve-o aos alimentos, pelo que só precisa de um pouco de água. Mas certifique-se sempre de que tem alguma.

4

Nada de espreitar
Quando estiver a preparar receitas de cozedura lenta, não sinta a tentação de levantar a tampa para dar uma vista de olhos. Faça-o só já mais para o fim, para ter a certeza de que tem líquido suficiente.

5

Ferva a lume brando para reduzir
Adicionou demasiada água ao seu prato? Espere até a tagine estar no ponto de cozedura, e depois reduza o ‘líquido’ usando lume brando, antes de servir.

6

Tudo com muita calma
Isto é slow food em estado puro, portanto treine a arte da paciência. Comece sempre por cozinhar em lume brando e mantenha uma temperatura moderada do princípio ao fim.
 

Fontes de calor

Boas notícias: pode utilizar a sua tagine Le Creuset em qualquer tipo de fogão, seja de vitrocerâmica, gás, elétrico ou de indução. A base em ferro fundido também é adequada para utilização no forno.

Saiba mais

Vitrocerâmica

Gás

Placa de elétrica

Placa de indução

Forno

Grelha
 

Encontre as suas receitas favoritas

Experimente todo o tipo de receitas de cozedura lenta, como ragus, estufados, vegetais ao vapor ou sobremesas. Aqui ficam algumas ideias para começar.