- Peixe
Ingredientes
- 5 fatias de pão de forma sem côdea e cortadas de forma irregular
- 1 colher de sopa de ovas de bacalhau
- 100 ml de natas light
- 300 g de queijo Saint Moret ou queijo creme
- ½ limão espremido
- 4 ovos
- 6 vieiras sem o coral
- 4 colheres de natas para bater
- 1 lata de ovas de lumpo
- 10 g de endro, picado fino
- 10 g de cebolinha, picada fina
- Rodelas de limão
- Endro, picado fino
- Cebolinho, picado fino
-
Preparação
-
1Pré-aqueça o forno a 180°C.
-
2Coloque o pão, as ovas de bacalhau e as natas num tacho antiaderente em lume forte e mexa continuamente com uma colher de pau. Quando o pão tiver amolecido e absorvido a mistura de natas sem se pegar ao tacho, retire-o do lume.
-
3Coloque a mistura de pão num robô de cozinha, adicione o queijo, o limão e os ovos e misture tudo até obter uma mistura suave.
-
4Forre a terrina com papel vegetal e deite a mistura de pão e queijo até estar meio cheia. Depois, coloque com cuidado as vieiras na parte superior e cubra com a restante mistura até chegar quase ao rebordo da terrina. Não a encha demasiado, deve poder tapá-la. Coloque a tampa na terrina.
-
5Deite água quente numa assadeira funda e coloque a terrina dentro, de forma a que a água chegue até meio da terrina. Leve ao forno com cuidado. Deixe cozinhar durante 50 minutos.
-
6Quando estiver cozinhada, retire a terrina do forno e deixe arrefecer. Quando estiver suficientemente fria para ir ao frigorífico, coloque a prensa, volte a tapar e leve ao frigorífico durante 24 horas.
-
7Quando estiver totalmente fria e repousada, desenforme com cuidado para uma travessa de servir e retire o papel. Deixe que assente enquanto prepara o molho.
-
8Com um garfo, bata ligeiramente as natas, as ovas de lumpo, o endro e o cebolinho picados. Corte a terrina em fatias generosas e regue abundantemente com molho.
-
9Sirva com rodelas de limão e as restantes ervas aromáticas.
-
10Notas de cozinha
-
11Se as vieiras forem muito grandes, corte-as horizontalmente a meio, para evitar que se afundem na mistura da terrina quando as colocar por cima.
-
12Para o molho escandinavo, misture todos os ingredientes antes de servir, mas não com muita antecedência, caso contrário as ovas de lumpo vão rebentar e escurecer o molho.
-
13Sirva acompanhado com uma salada verde, por exemplo de rúcula ou agriões.