Cuidado e uso
Aço inoxidável: Técnicas de cozinha
A gama de utensílios de cozinha em aço inoxidável multicamada da Le Creuset foi concebida para proporcionar máximo controle a hora de cozinhar, quer esteja a estufar, selar, saltear, escalfar ou a cozinhar ao vapor. Saiba como dominar quatro técnicas básicas com estas magníficas frigideiras; a sua construção em 3 camadas garante uma distribuição uniforme do calor e resultados perfeitos sempre que as utilizar!
N.º 1 Salteados sensacionais
Saltear permite cozinhar rapidamente os alimentos, em pouco azeite/gordura, para reter o sabor no seu interior e dar cor ao exterior. O termo vem da palavra francesa “sauter”, que significa “saltar”, que é exatamente o que deve fazer à frigideira durante o processo para manter os ingredientes a “saltar” enquanto os cozinha.
N.º 2 Selar na perfeição
Selar é um método de cozinhar que usa uma temperatura mais elevada da superfície de cozedura para selar o exterior dos alimentos, de maneira a criar uma crosta dourada e caramelizada. Quer seja um bife, uma costeleta ou um lombo de atum, este passo confere cor, sabor e textura aos alimentos.
Inspiração de receita
N.º 3 O método de escalfar
Escalfar, ao contrário de cozinhar a vapor, envolve introduzir os alimentos num líquido e cozinhá-los em lume brando. Esta técnica é muito utilizada para cozinhar ingredientes delicados, como os ovos. Também é um excelente método para cozinhar peixe, frango e fruta, permitindo obter sabores diferentes e uma retenção da humidade para conseguir resultados suculentos.
N.º 4 A todo o vapor
Cozinhar a vapor é uma técnica que utiliza o vapor da água em ebulição para dispersar o calor e cozinhar os alimentos de forma delicada. Como os ingredientes não estão em contacto direto com a água a ferver, o vapor garante que mantêm a sua forma, cor, nutrientes, sabor e textura.