- Fruta
Ingredientes
- 400 g de farinha para bolos
- 200 g de manteiga fria aos cubos
- 1 pitada de sal
- 60 ml de água gelada
- 85 g de manteiga macia
- 175 g de açúcar refinado
- 2 ovos do campo
- 5 ml de pasta de baunilha
- 175 g de farinha de amêndoa
- 500 g de bagas selvagens sortidas
-
Preparação
-
1Pré-aqueça o forno a 180 °C (160 °C assistido por ventoinha) e unte o molde de tartes Le Creuset de 28 cm.
-
2Para fazer a massa crostosa, coloque a farinha, a manteiga e o sal num processador de alimentos e mexa até migalhas finas. Adicione a água gelada e processe até ficar unida. Retire do processador e coloque-o em película aderente. Leve ao frigorífico durante 1 hora.
-
3Estenda a massa entre duas folhas de papel vegetal com uma espessura de 4 mm e transfira para o prato. Molde a massa para os lados. Apare qualquer excesso de massa dos lados. Pique a base com um garfo e descanse no frigorífico durante mais 30 minutos. Depois de repousar, forre a tarte com papel vegetal e coloque por cima feijões ou arroz. Deixe assar durante 20 minutos e, em seguida, retire o papel e os grãos e deixe assar durante mais 5 a 10 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer. Reduza o forno para 170 °C (150 °C se usar ventoinha).
-
4Para fazer o recheio de amêndoas: Com uma batedeira elétrica, bata a manteiga à temperatura ambiente até ficar leve e pálida, adicione o açúcar e bata até ficar pálida e cremosa. Bata os ovos um de cada vez, adicione a baunilha e bata até estar misturado. Mexa juntamente a farinha de amêndoas.
-
5Quando a massa tiver arrefecida completamente, espalhe a compota de cereja na base da massa, cubra com o recheio de amêndoas e leve ao forno durante 40 a 45 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer durante 10 minutos. Cubra com as bagas selvagens e polvilhe com açúcar em pó. Sirva quente com iogurte simples de natas duplas.