
Esta prato tradicional do Médio Oriente tem o nome do utensílio em que é cozinhado. A cozedura lenta neste tacho com tampa afunilada faz com que os sabores se desenvolvam e que a carne fique muito tenra, mantendo a suculência e os aromas dos ingredientes. Servido com cuscuz para absorver o molho, este tagine tem um sabor ligeiramente doce devido à presença dos alperces secos e da canela e constitui um excelente prato para desfrutar em família.
Principais ingredientes
- Carne
Ingredientes
Preparação
Ingredientes
- 1 colher de sopa de óleo de colza
- 500 g de perna de borrego em pedaços
- 1 cebola roxa grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de chá de cominhos em pó
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de paprika fumada
- 1 colher de sopa de pasta ras el hanout
- 200 g de abóbora butternut em cubos de 3 cm
- 1 molho pequeno de coentros
- 500 ml de caldo de borrego
- 1 colher de sopa bem cheia de açúcar mascavado
- Sal e pimenta preta moída
- 1 colher de sopa de maizena|150 g de alperces secos
PARA SERVIR
- Um molho de coentros picados
- Cuscuz
-
Preparação
-
1Leve o tagine a lume ´brando-médio e aqueça o óleo. Aloure os pedaços de borrego, por fases. Reserve. Se necessário, adicione um pouco mais de óleo e refogue delicadamente a cebola durante 5-6 minutos até ficar tenra.
-
2Adicione o alho e refogue durante mais um minuto, depois introduza os cominhos, a canela e a paprika. Torre as especiarias durante 2 minutos, mexendo regularmente para garantir que não se queimam.
-
3Introduza a pasta ras el hanout e depois a abóbora, envolvendo-a com as especiarias. Deite a carne e o seu suco no tagine. Pique os coentros e introduza-os no tagine.
-
4Verta o caldo e mexa para integrar todos os ingredientes. Deixe levantar fervura. Quando estiver a ferver, adicione o açúcar mascavado e uma pitada generosa de sal e pimenta. Coloque a tampa, reduza o lume e deixe cozinhar lentamente durante 2 horas e meia, mexendo ocasionalmente.
-
5Ao fim de 2 horas, quando a carne já estiver tenra, retire uma chávena de caldo do tagine. Adicione a maizena para formar uma pasta de textura suave e introduza novamente no tagine. Misture bem. O molho vai começar a espessar.
-
6Adicione os alperces secos e volte a colocar a tampa e deixe cozinhar durante os últimos 30 minutos.
-
7Quando estiver pronto a servir, retire do lume e deite os coentros picados por cima. Sirva com cuscuz.