- Massa
Ingredientes
- 500 g de massa de lentilhas vermelhas (p. ex. penne ou fusilli)
- 750 g de folhas de espinafres
- Sumo de meio limão ou de um limão inteiro
- 1 molho de ramas de cenoura
- 75 g de queijo parmesão
- 4 colheres de sopa de nozes e/ou amêndoas
- 1 dente de alho
- ½-1 colher de chá de sal
- Pimenta preta moída
- 150-175 ml de azeite
-
Preparação
-
1Para a pasta, leve a ebulição água com sal numa cocotte grande. Cozinhe a massa de lentilhas vermelhas al dente de acordo com as instruções da embalagem. Escorra num coador, passe por água e deixe escorrer.
-
2Retire as ramas de um molho de cenouras, lave-as com água fria e seque-as. Rale o parmesão. Torre as nozes numa frigideira sem gordura até desprenderem o seu aroma, depois pique-as grosseiramente com uma faca.
-
3Coloque as ramas da cenoura com 60 g de queijo ralado, 3 colheres de sopa de nozes picadas, sal e pimenta numa picadora ou robot de cozinha e adicione o alho cortado. Introduza o azeite e triture tudo. Tempere novamente o pesto com sal e pimenta.
-
4Para os espinafres, leve a água a ferver. Selecione as folhas dos espinafres, lave-as e coloque-as num coador grande. Escalde rapidamente os espinafres com a água a ferver. Depois passe por água e deixe escorrer, solte com um garfo, tempere com sumo de limão e deixe arrefecer até ficarem mornos.
-
5Misture os espinafres mornos com a massa e três quartos do pesto (a quantidade de pesto é a gosto) e deixe que os sabores se misturem durante 10 minutos. Antes de servir, polvilhe a salada de massa e espinafres com as nozes e o queijo restantes.
-
6Dica do cozinheiro: Esta massa também é deliciosa se servida quente. Utilize uma quantidade generosa de espinafres frescos, pois o seu volume reduz muito depois de cozinhados.