- Ovos
Ingredientes
- 6 claras de ovo
- 300g de açúcar
- 30g de cacau em pó
- 350ml de vinho tinto
- 100g de açúcar
- 1 pau de canela
- Tomilho
- 4 peras conferência
- 600ml de nata para bater
- 1 colher café de extrato de baunilha
- 1 colher de açúcar de confeiteiro
- 90g de chocolate negro
-
Preparação
-
1Pré-caletar o forno a 120°C
-
2Em uma tigela bem limpa, bata as claras em neve até ficarem lisas e fofas. Com uma colher, vá acrescentando o açúcar aos poucos, sem deixar de bater.
-
3Depois de incorporar todo o açúcar, acrescente o cacau em pó e continue batendo até formar picos firmes e brilhantes.
-
4Forre a base da caçarola Baixa de ferro fundido de 30 cm com papel vegetal redondo e cole à base com um pouco do merengue. Coloque o merengue com uma colher, usando as costas da colher para cobrir o fundo da caçarola.
-
5Asse sem tampa por 1 hora e 45 minutos, desligar o fogo e deixar esfriar completamente no forno.
-
6Enquanto isso, preparamos as peras. Em um tacho em fogo médio, coloque o vinho, o açúcar, as especiarias e o tomilho e ferva até que todo o açúcar se dissolva; levará apenas alguns minutos.
-
7Descasque as peras, deixando os caules intactos. Mergulhe suavemente as peras na calda de vinho tinto, certificando-se de que estão completamente cobertas. Ferva em fogo médio por 25-30 minutos, até que as peras estejam macias; verifique-o com uma faca pequena e afiada.
-
8Quando estiverem macias, retire as peras e deixe esfriar. Aumente o fogo e deixe a calda reduzir até ficar um molho espesso, retirando o pau de canela e o tomilho. Isso levará cerca de 5 a 8 minutos. Corte as peras ao meio e depois em quartos, no sentido do comprimento.
-
9Quando o merengue esfriar completamente e você estiver quase pronto para servir o prato, prepare o creme. Basta bater o creme de leite, a baunilha e o açúcar de confeiteiro até formar picos arredondados. Em seguida, despeje no centro do merengue.
-
10Na hora de servir, coloque as peras por cima do creme e polvilhe um pouco da calda de vinho tinto reduzida. Finalize ralando o chocolate por cima e sirva à mesa direto na panela, acompanhado de uma jarra com o restante da calda.