-
Preparação
-
1
Primeiro, deixe as sultanas de molho durante 30 minutos, em 50 ml de água quente, para amolecerem. Entretanto, dissolva o fermento nos restantes 100 ml de água quente, antes de adicionar o açúcar, a baunilha e as cascas dos citrinos; é melhor fazê-lo numa tigela ou no recipiente de uma batedeira.
-
2
Adicione a farinha e amasse com a batedeira a uma velocidade baixa, até todos os ingredientes começarem a misturar-se. Abra os ovos e adicione-os, juntamente com as gemas e continue a bater a baixa velocidade.
-
3
Adicione lentamente a manteiga à massa em pequenas lascas, certificando-se de que a lasca anterior está integrada antes de adicionar a seguinte.
-
4
Suba a velocidade e misture durante 15 minutos, antes de adicionar o sal, as sultanas e a fruta cristalizada. Misture até obter uma massa homogénea e elástica. Distribua a massa numa superfície ligeiramente polvilhada com farinha e deixe repousar durante 20 minutos.
-
5
Dobre as quatro esquinas da massa em direção ao centro antes de passar à tradicional técnica da “pirlatura”: com as mãos ligeiramente untadas com manteiga, arraste os rebordos da massa com um movimento circular até fazer com que a massa comece a girar. Faça-o umas duas vezes até a bola redonda de massa parecer retorcida e coloque-a numa tigela untada com gordura.
-
6
Tape a massa com película aderente untada com gordura e deixe repousar num local quente, como o forno apagado com a luz acesa, durante cerca de duas horas ou até o volume duplicar.
-
7
Coloque a massa crescida numa superfície de trabalho ligeiramente polvilhada com farinha. Dobre todos os rebordos até formar uma bola lisa e coloque-a na cocotte redonda de 20 cm, levemente untada com manteiga, com o lado que tem os rebordos dobrados para baixo. Volte a tapar e deixe que o volume aumente num local quente, até estar a 2 cm do rebordo da cocotte. Deve demorar cerca de 1 a 2 horas, dependendo da temperatura.
-
8
Entretanto, numa tigela, misture a clara de ovo, as amêndoas picadas, a farinha de milho e o açúcar de cana; mexa bem com umas varas de arames. Pré-aqueça o forno a 180°C.
-
9
Pincele cuidadosamente o panettone com a mistura de ovo e amêndoa, sem que esta toque na caçarola, já que isso impedirá que o panettone cresça e vai fazer com que desenformá-lo depois de cozinhado seja mais difícil. Polvilhe com açúcar granulado, açúcar em pó e algumas amêndoas.
-
10
Leve a cocotte ao forno pré-aquecido durante 40-50 minutos, verificando com uma faca se a massa está cozinhada antes de retirar a cocotte do forno.
-
11
Deixe que o panettone arrefeça na cocotte antes de o desenformar, com muito cuidado; talvez tenha de percorrer com uma faca todo o perímetro interior da cocotte para facilitar a extração do panettone.
-
12
Notas de cozinha
-
13
As sultanas podem ser substituídas por passas ou corintos, ou até uma mistura das três. De forma opcional, se não gostar de passas, pode utilizar a mesma quantidade de pepitas de chocolate. Só não se esqueça de passar à frente o passo de pôr de molho!
-
14
A “pirlatura” é o processo de dar forma redonda à massa para criar uma esfera e incorporar ar na massa.
-
15
Quando estiver a fazer rodar a massa através da técnica da “pirlatura”, não polvilhe a superfície de trabalho com farinha em excesso, já que vai precisar de alguma resistência da massa para conseguir que rode. Se lhe custar levar a cabo esta técnica, simplesmente dobre os rebordos da massa para criar uma bola lisa e avance para o seguinte passo.