- Pão e Cereais
Ingredientes
- 400 g de macarrão
- 50 g de manteiga e um pouco mais para untar
- 1 dente de alho pequeno, picado fino
- 50 g de farinha
- 500 ml de leite gordo
- 200 ml de nata para bater
- 50 g de cheddar curado
- 50 g de parmesão ou pecorino
- 1 molho pequeno de endro, picado fino
- 1 colher de chá de mostarda de Dijon
- 1 limão ralado
- 200 g de carne de caranguejo fresco
- Uma mão-cheia de pão ralado
- 1 colher de sopa de azeite
- Sal e pimenta preta de moinho
-
Preparação
-
1Leve ao lume um tacho de água com sal e coza o macarrão. Deixe cozinhar até estarem tenros. Escorra, passe por água fria e reserve.
-
2Entretanto, derreta a manteiga numa frigideira e quando estiver a borbulhar, adicione o alho e cozinhe durante uns segundos. Depois adicione a farinha e mexa bem.
-
3Mexa de vez em quando durante a cozedura e depois vá integrando o leite pouco a pouco, até obter um molho branco e fino. Continue a cozinhar o molho, mexendo regularmente até ficar mais espesso.
-
4Adicione a nata, o queijo cheddar e metade do parmesão. Mexa bem até estar tudo derretido.
-
5Introduza o endro, a mostarda, a raspa de limão, a carne de caranguejo e sal e pimenta preta a gosto. Retire o molho do lume.
-
6Misture o macarrão cozido com o molho de caranguejo e endro e deite tudo numa assadeira retangular e funda, de 26 cm, ligeiramente untada com gordura.
-
7Coloque o pão ralado numa tigela com o resto do parmesão, o azeite e um pouco de sal e pimenta e misture tudo bem.
-
8Polvilhe a mistura sobre o macarrão e leve ao forno pré-aquecido com o grill ligado, deixando cozinhar 6-10 minutos ou até a massa estar quente no centro, a borbulhar nos rebordos e dourada por cima.
-
9Notas de cozinha
-
10No que respeita a caranguejo, é melhor usar dois terços de carne branca, como a que se encontra nas patas, e um terço de carne castanha, que costuma estar no corpo. Às vezes escolho pessoalmente o caranguejo, é um processo lento, mas muito satisfatório, embora uma boa peixaria também costume ter carne de caranguejo recém-extraída, se tiver pressa.
-
11Certifique-se de que o macarrão está bem cozinhado, se escorrer quando ainda está muito al dente, vão absorver todo o molho quando levar ao forno a gratinar.
-
12Se o caranguejo não faz as suas delícias, não se preocupe. Pode fazer uma versão igualmente deliciosa desta receita utilizando alho-francês ao vapor e cogumelos salteados. Ambos combinam na perfeição com o endro.