Uso e Cuidados

Compreender o processo de cozinhar em placas de indução

As placas de indução foram rapidamente adotadas nas cozinhas pelas suas características de rapidez, precisão e eficiência energética. No entanto, ainda existe alguma confusão sobre o seu funcionamento e por isso decidimos esclarecer algumas dúvidas relacionadas com o processo de cozinhar em placas de indução.
 

O que é cozinhar em placas de indução?

Uma placa de indução transfere o calor gerado pela energia magnética (ao invés do calor de uma chama de gás ou elemento elétrico) para os alimentos num utensílio de cozinha adequado. Produz calor imediato e é conhecida por usar menos energia e cozinhar mais rapidamente do que os fogões a gás convencionais.


Quando a superfície de indução está em contacto com os utensílios de cozinha adequados para indução, produz um campo magnético que gera calor imediatamente para o utensílio de cozinha. O calor é gerado apenas por debaixo da base do utensílio de cozinha magnético, tornando-o eficiente em termos energéticos e seguro.
Image without a name

Os utensílios de cozinha da Le Creuset são adequados para indução?

As placas de indução funcionam corretamente com qualquer utensílio de cozinha com elevado teor de ferro (metal ferroso) na base. Os nossos utensílios de ferro fundido esmaltado*, aço inoxidável e de revestimento antiaderente são todos adequados para placas de indução, assim como as nossas chaleiras de aço esmaltado.
COMPRAR UTENSÍLIOS DE COZINHA
Image without a name
 
* Exceto com a nossa grelha reversivel de ferro fundido e crepeira de ferro fundido grande. Consulte as informações sobre fonte de calor disponíveis para cada produto.
 

Quais são as vantagens de cozinhar em placas de indução?

 
É eficiente em termos energéticos. As placas de indução utilizam a maioria da energia que produzem, com perdas de calor mínimas.
Image without a name
 
Limpar a sua placa é mais rápido e simples. Porque a superfície de uma placa de indução mantém-se mais fria, os salpicos não queimam nem aderem facilmente.
Image without a name
 
É mais rápido e potente do que os fogões convencionais a gás ou elétricos e os alimentos ferverão em metade do tempo.
Image without a name
Image without a name
 

Como aquecer a sua frigideira

  • 1 Escolha o tamanho adequado da placa para a base da frigideira.
  •    
  • 2 Coloque a frigideira em lume baixo.
  •    
  • 3 Adicione azeite ou manteiga e deixe aquecer lentamente.
  •   
  • 4 Quando a gordura utilizada começar a borbulhar, pode começar a cozinhar.
Ver Cuidado e Uso

As 6 principais dicas para usar placas de indução

1

Certifique-se de que está a utilizar o tamanho correto. A placa não deve ser maior do que a frigideira, sendo que reduziria o desempenho de aquecimento ou não funcionaria. Não há problema se a frigideira for maior do que a placa, mas para obter um desempenho ideal, deve utilizar tamanhos correspondentes.

2

Verifique se toda a base está em contacto com a placa (se foi anteriormente usada em fogões a gás ou sobreaquecida, a forma poderá estar alterada e não ser adequada para placas de indução).

3

Coloque cuidadosamente a frigideira na placa e levante-a e pouse-a sempre para evitar riscos e danos na superfície de indução.

4

Permita que a placa e a frigideira aqueçam lentamente em conjunto.

5

Utilize a opção de Boost apenas para ferver água; no entanto, evite utilizar a opção de Boost com o ferro fundido esmaltado.

6

Recomendamos que prepare as suas refeições em lume baixo a médio, sendo que os utensílios de cozinha Le Creuset são concebidos para aquecer de forma uniforme e eficiente. Isto também permitirá uma limpeza mais simples.

Os produtos mais adequados para indução