
O gumbo é o prato oficial do estado americano do Louisiana. Esta receita caracteriza-se pelos sabores fumados, profundos e com corpo de uma mistura de especiarias que é cozinhada lentamente com a carne e o caldo. Os pimentos de três cores dão um toque colorido a este prato vibrante e de natureza intensa que é simultaneamente reconfortante e nutritivo, para além de ser perfeito para partilhar.
Principais ingredientes
- Carne
PARA ESTA RECEITA, ADORAMOS USAR
Ingredientes
Preparação
Ingredientes
- 1 colher de sopa de óleo de colza fumado
- 1 cebola roxa grande finamente picada
- 2 talos grandes de aipo finamente picados
- 1 pimento verde grosseiramente picado
- 1 pimento amarelo grosseiramente picado
- 1 frasco de pimento vermelho assado, escorrido e grosseiramente picado
- 1 colher de sopa de mistura de ervas aromáticas secas
- 1 colher de sopa de pasta de chipotle
- 1 colher de sopa de paprika doce fumada
- 1 colher de chá de pimenta-de-caiena
- 3 dentes de alho finamente picados
- 2 colheres de sopa de farinha
- 1 l de caldo de legumes quente
- 550 g de batata-doce descascada e cortada em pedaços grandes
- 2 colheres de sopa de xarope de ácer
- 6 pés de tomilho
- 2 folhas de louro
- Sal e pimenta preta moída
PARA SERVIR
1 molho pequeno de salsa grosseiramente picada
- 90 g de arroz branco ou integral
-
Preparação
-
1Leve ao lume a frigideira de aço inoxidável de 3 camadas de 28 cm da Le Creuset com o óleo. Refogue o aipo e a cebola picados durante 5 minutos, até começarem a ficar tenros. Adicione os pedaços de pimento e salteie durante mais um minuto.
-
2Polvilhe com a mistura de ervas e depois adicione a pasta de chipotle, seguida da paprika, a pimenta-de-caiena e o alho e deixe cozinhar durante 2 minutos.
-
3Acrescente a farinha, envolvendo todos os ingredientes na farinha e nas especiarias, sem deixar que se peguem ao fundo da caçarola.
-
4Verta o caldo quente e adicione os pedaços de batata-doce. Adicione o xarope de ácer e mexa para combinar todos os ingredientes antes de adicionar o tomilho e as folhas de louro. Tempere com um pouco de sal (depende da quantidade de sal do caldo que utilizar) e bastante pimenta preta moída.
-
5Deixe o gumbo levantar fervura, sem a tampa, para que reduza; se o molho estiver a reduzir demasiado rapidamente, reduza o lume e tape. Deixe cozinhar em lume brando-médio durante 45 minutos, até a batata-doce estar cozinhada e o molho ter reduzido e ficado espesso e brilhante.
-
6Retifique o tempero, se necessário e adicione salsa fresca picada. Sirva com arroz.
Notas do cozinheiro
Este prato não é exclusivamente de batata-doce e pimentos, pode experimentar adicionar abóbora butternut ou uma lata de feijão vermelho. Não será tão tradicional, mas vai fazer com que seja mais nutritivo e dê para mais pessoas ou refeições.
A pimenta-de-caiena dá um toque picante ao prato. Se não gostar de picante, não utilize a pimenta-de-caiena e certifique-se de que utiliza uma paprika doce.
O óleo fumado é recomendado para esta receita, mas não é imprescindível, caso não consiga encontrá-lo. O seu sabor aromático ajuda a potenciar ainda mais as notas fumadas da receita.
