Perguntas frequentes

FAQ link
Onde são fabricados os produtos Le Creuset?
Embora o ferro fundido esmaltado da Le Creuset seja produzido na nossa fundição original, em França, também fabricamos diferentes linhas de produtos noutras partes do mundo. Todas as instalações, independentemente da sua localização, são supervisionadas pela Le Creuset e cumprem todos os nossos padrões elevados.
O ferro fundido Le Creuset é compatível com placas de indução?
Sim, todos os nossos utensílios de cozinha (exceto a nossa gama de acessórios em grés, que não devem ser utilizados na placa) são adequados para utilização na placa de indução.
Lembre-se de manter uma temperatura baixa a média, para durabilidade e resultados deliciosos!
A comida está a agarrar-se à minha caçarola em ferro fundido. O que posso fazer?
É importante não sobreaquecer a caçarola em ferro fundido Le Creuset – isto pode fazer com que a comida se agarre à panela. Cozinhe sempre numa temperatura baixa a média, independentemente da fonte de calor que estiver a utilizar. Certifique-se de que a temperatura aumenta gradualmente.
Deixei cair o ferro fundido. Está abrangido pela Garantia Vitalícia?
Infelizmente, não. Embora o nosso ferro fundido seja extremamente duradouro para todos os tipos de tarefas de cozinha, o revestimento de esmalte é feito de vidro. Isto significa que pode partir-se ou lascar-se, se cair ou levar uma pancada.
Este tipo de danos não é abrangido pela nossa Garantia Vitalícia e não podemos aceitar para reparação artigos que caíram.
A pega da minha caçarola em ferro fundido ficou solta. O que posso fazer?
Primeiro, tente apertar a pega, rodando suavemente o gancho de suspensão prateado (na extremidade da pega) no sentido dos ponteiros do relógio. Se estiver com dificuldades em apertar a pega, desaperte-a para a retirar da panela e, em seguida, volte a montá-la. Basta rodar o gancho prateado no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio para soltar a pega.
Ainda precisa de ajuda? Contacte o nosso Serviço de Apoio ao Clienteaqui >
Existe ferrugem no rebordo dos meus utensílios de cozinha em ferro fundido. Isto é normal?
Em todos os produtos de ferro fundido, podem, por vezes, aparecer pequenas áreas de ferrugem à volta do rebordo. Se detetar ferrugem, é possível que a sua peça de ferro fundido não tenha sido bem seca após a lavagem, tenha estado pousada numa área húmida como um escorredor de pratos ou na máquina de lavar louça, ou que o revestimento de base de esmalte cinzento esteja lascado.
Para remover a ferrugem, limpe a área com uma esponja de nylon e líquido de lavagem; depois, seque bem a panela. Quando estiver seca, esfregue uma pequena quantidade de óleo de girassol ou de óleo vegetal na área afetada, para selar e evitar que a ferrugem reapareça.
Como posso tirar o melhor partido dos meus grelhadores Le Creuset ou grillit®?
Em primeiro lugar, é importante saber como aquecer corretamente o grelhador. Utilize uma temperatura média durante 3 a 5 minutos, sem qualquer óleo ou outra gordura. É melhor colocar óleo e temperar os seus alimentos do que colocar óleo no próprio grelhador. Assim, quando a grelhador estiver suficientemente aquecido, adicione os seus alimentos com óleo e temperados e deixe-os cozinhar durante alguns minutos. Quando os alimentos estiverem cozinhados de um lado, serão facilmente libertados. Depois, pode continuar e virar os alimentos, para cozinharem do outro lado.
Em segundo lugar, vale a pena saber que os nossos grelhadores e grillits® se tornam ainda mais eficazes com a idade e a utilização. Isso acontece porque, ao longo do tempo, o interior de esmalte preto mate pode desenvolver uma camada natural não aderente ou "pátina". Este é o resultado de "grelhar" os óleos e gorduras dos seus alimentos. Por isso, não se preocupe se reparar nesta pátina preta acastanhada. E não fique surpreendido se, ao longo do tempo, o seu grelhador libertar os alimentos ainda mais facilmente. Também pode sentir cada vez menos a necessidade de adicionar óleo ou gordura aos seus alimentos, tornando o seu grelhador perfeito para cozinhados saudáveis, com pouca ou nenhuma gordura.
Por último, lembre-se de nunca pré-lubrificar ou “queimar” o seu grelhador – pode danificar a sua peça e o seu desempenho.
Todos os nossos produtos em ferro fundido são totalmente selados com duas camadas de esmalte de alta qualidade e não precisam de qualquer "tempero".
Como devo cuidar das minhas peças Le Creuset?
Para manter os seus favoritos nas melhores condições, veja as orientações na nossa páginaCuidados e Uso.
As peças em ferro fundido podem ir à máquina de lavar louça?
Todas as nossas peças em ferro fundido com uma pega fenólica ou em ferro fundido integrado podem ir à máquina de lavar louça. No entanto, os produtos com uma pega de madeira não podem ir à máquina de lavar louça e devem ser lavados à mão.
Mas, para manter o esmalte a brilhar após a utilização, recomendamos que dispense um momento para limpar o ferro fundido manualmente com uma escova ou um esfregão. Lembre-se de também o secar.
Até que ponto é que os produtos de ferro fundido da Le Creuset são resistentes ao calor?
Todos os produtos em ferro fundido com uma pega em aço inoxidável, uma pega metálica ou pegas em ferro fundido podem ser utilizados num forno convencional a temperaturas até 260 °C. Todas as nossas peças em ferro fundido com uma pega fenólica preta clássica podem ser utilizadas no forno até 190 °C, e todas as peças com uma pega fenólica preta exclusiva podem ser utilizadas no forno até 260 °C. Os produtos em ferro fundido também podem ser utilizados por baixo do grelhador. Os produtos em ferro fundido com pegas em madeira não podem ser utilizados no forno.
Qual é a diferença entre o esmalte claro e o esmalte escuro?
Encontrará principalmente o nosso esmalte claro e brilhante em caçarolas, tachos e assadeiras. Esta superfície para cozinhar é muito suave e bem adaptada a métodos mais "húmidos" de cozinhar como para ensopados, tostados ou assados. As peças feitas com este esmalte são excelentes para preparar guisados e sopas e para tostar facilmente. A superfície leve torna fácil monitorizar os alimentos à medida que cozinha, para evitar que se queimem, e cria um excelente pano de fundo ao levar tachos e frigideiras à mesa. Também é especialmente fácil de limpar!
O nosso esmalte preto mais escuro é usado principalmente nos nossos grelhadores e frigideiras. É um pouco mais rugoso (um esmalte mais texturizado) e muito resistente, para não descascar ou desgastar. Ao longo do tempo, a acumulação de óleos e gorduras ao fritar cria uma pátina (uma camada protetora) que reforça as propriedades de libertação fácil, ajudando a libertar os alimentos sem esforço.
O esmalte é resistente a arranhões?
Sim, o nosso esmalte é resistente a arranhões. Mas é sempre melhor ter cuidado – recomendamos que toque suavemente no ferro fundido e utilize utensílios de cozinha em madeira, plástico ou silicone. E quando for altura de limpar a sua peça, utilize o nosso produto de limpeza especialmente desenvolvido para ferro fundido.
Os produtos em ferro fundido são resistentes à ferrugem?
Sim, os nossos utensílios de cozinha em ferro fundido são geralmente resistentes à ferrugem. As áreas que podem parecer não ter revestimento (como tampas e rebordos de panelas) estão na verdade revestidas com um primário de esmalte fino. Lembre-se de secar estas áreas cuidadosamente após a limpeza.
Como posso "queimar" a minha frigideira em ferro fundido?
Não, nunca deve “queimar” o seu ferro fundido – isto pode danificar o seu recipiente e o seu desempenho.
Todos os nossos produtos em ferro fundido são totalmente selados com duas camadas de esmalte de alta qualidade e não precisam de qualquer "tratamento".
O que é uma pátina?
Ao longo do tempo, os óleos e as gorduras acumulam-se para criar uma pátina preta acastanhada (uma camada protetora) que confere às suas peças propriedades brilhantes de libertação fácil dos alimentos.
FAQ link
Que métodos de pagamento posso utilizar?
Por todo o mundo, aceitamos Visa, Mastercard, Paypal e American Express. As opções podem variar dependendo do país em que se encontra, por isso, consulte sempre o rodapé no nosso website.
Se eu fizer uma encomenda, quando me será a mesma cobrada?
A sua encomenda ser-lhe-á cobrada quando a enviamos.
Como posso aplicar um código promocional de desconto?
Na caixa de pagamento. Basta ir ao cesto e, antes de concluir a sua compra, introduzir o seu código promocional na caixa específica. Em seguida, clique para o aplicar. Lembre-se – os descontos não podem ser aplicados após sair da caixa de pagamento.
Posso fazer a minha encomenda por telefone?
Infelizmente, não. Se estiver a ter problemas em fazer uma encomenda online, contacte a nossa equipa de Serviço de Apoio ao Clienteaqui >.
Posso efetuar alterações à minha encomenda ou cancelar a minha encomenda?
Só pode efetuar alterações à sua encomenda até confirmar a sua encomenda na caixa de pagamento.
Já concluiu a sua compra, mas quer alterar ou cancelar a sua encomenda? Contacte o nosso Serviço de Apoio ao Clienteaqui >.
É da sua responsabilidade certificar-se de que leu e compreendeu as condições de venda da Le Creuset antes de efetuar uma compra. Estas encontram-se disponíveis na nossa página deTermos e Condições.
Posso fazer uma encomenda online e depois recolhê-la numa loja Le Creuset?
Não, neste momento não oferecemos um serviço de Ponto de Recolha.
O que significa o status do seu pedido?
Estado do pedido Descrição
Não Pago A sua encomenda não foi processada. Volte a efetuar a sua encomenda e continue o processo de pagamento até que a sua encomenda seja confirmada.
Em Processamento A sua encomenda foi efectuada e processada.
Enviada A sua encomenda foi processada com sucesso e enviada.
Cancelada A sua encomenda foi cancelada.
Não processada A sua encomenda falhou durante o processamento do pagamento. Volte a efetuar a sua encomenda utilizando outro método de pagamento ou cartão de crédito.
FAQ link
Posso devolver uma encomenda?
Sim. Encontrará as informações completas na nossa página de Entrega e Devoluções. Precisa de mais ajuda? Entre em contacto através da nossa página Contacte-nos.
Se devolver um produto, quando receberei o meu reembolso?
Será reembolsado no mais tardar 14 dias a partir do dia em que recebemos os artigos. Iremos realizar o reembolso através da mesma opção de pagamento que utilizou quando fez a sua encomenda.
FAQ link
Onde posso encontrar informações sobre a loja mais próxima?
Basta ir à nossa página deLocalizador de lojas.
Como posso saber quando um produto estará novamente em stock?
Se pretende comprar um produto que não existe em stock no nosso site, clique no botão "Notificar-me quando existir em stock" na página do produto e siga os passos.
Também pode utilizar a nossa página deLocalizador de lojas para descobrir as lojas e os revendedores Le Creuset perto de si.
Como acedo à minha conta e ao histórico de encomendas?
Bastainiciar a sessão na sua conta. Ou contacte-nos através da nossa páginaContacte-nos se precisar de mais ajuda.
Posso reservar artigos que não existem em stock?
Infelizmente, não. Mas, ao clicar no botão "Notificar-me quando existir em stock" na página de produto do artigo, receberá uma notificação quando o mesmo estiver novamente disponível.
Posso optar por não receber as Newsletters da Le Creuset?
Sim, pode cancelar a subscrição em qualquer altura, clicando na ligação "Cancelar subscrição" na parte inferior da newsletter que recebeu por e-mail.
Quais os meus direitos ao abrigo do Regulamento de Contratos de Consumo (Venda à Distância)?
Para obter detalhes completos, consulte a nossa página deTermos e Condições.
Esqueci-me da minha palavra-passe. Como posso fazer a reposição?
Inicie a sessão e, em seguida, clique em “Esqueci-me da palavra-passe” e siga os passos. Irá receber um e-mail com uma ligação para repor a sua palavra-passe. Não consegue encontrar o e-mail? Consulte a sua pasta de spam ou de lixo eletrónico. Se ainda estiver a ter problemas, contacte-nos através através da nossa páginaContacte-nos.
Tenho outra pergunta. Como posso obter uma resposta?
Envie uma mensagem utilizando a nossa páginaContacte-nos e teremos todo o prazer em ajudar.